Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Faz da tua vida a tua inspiração!

... Blogger, coach, palestrante, autora, contadora de histórias, formadora e uma apaixonada pela vida ...

Faz da tua vida a tua inspiração!

... Blogger, coach, palestrante, autora, contadora de histórias, formadora e uma apaixonada pela vida ...

Somos seres livres, com poder de escolha!

07.05.20, Marta Leal

cubes-2492010_1280.jpg

Hoje deixei-me dormir mais um pouco, mas por volta das sete já tinha estado acordada. Acordei com o som das minhas duas filhas na "converseta". Mas fiquei a ouvi-las fingindo que dormia. Adoro quando ouço aquelas conversas onde sentimos que partilham e se entendem. Mesmo que existam brigas, discórdias e discussões o apoio está sempre lá, entre eles os três, e isso deixa-me de coração cheio. Um dos sucessos da maternidade não está nas conquistas dos filhos, mas nos seres que se tornaram. No altruísmo, na segurança, na integridade, na confiança e, sobretudo, no respeito que têm pelo outro. Podemos não ser uma família tradicional, mas somos uma família muito especial.

O ano passado houve algo que me foi incomodando. A filha mais nova decidiu não seguir o ensino superior, mas sim tirar um curso na área da maquilhagem e caracterização. Mãe e irmãos apoiaram incondicionalmente, e enquanto não iniciava a formação foi trabalhando. Até aqui tudo bem, no entanto, perdi a conta ao número de pessoas que "massacraram" a miúda com conselhos de velho do restelo. Desrespeitando completamente uma decisão tomada por alguém que sabe bem o que quer. Uma formação superior não é sinónimo de sucesso, dinheiro, felicidade e bem-estar. Pode ser, mas não é. Estamos tão pouco habituados a quem faz diferente que insistimos em tentar formatar o que não deve ser formatado. Mesmo que nao tenhamos nada a ver com isso. E acreditem, a maioria dos que se manifestaram não tinham mesmo nada a ver com isso.

Tenho um perfil pouco intromissivo, e levo isso comigo para a profissão. O que pode parecer incongruente uma vez que trabalho com perguntas. Mas são perguntas empoderadoras e não mera curiosidade. Nunca poderia ter uma profissão onde dissesse às pessoas o que têm de fazer sem que elas tivessem uma intervenção no assunto. Nem lhes posso dizer que eu sou a solução, porque não sou. Também não lhes poderei dizer que podem mudar o mundo e ser o que querem ser, porque isso cabe-lhes a elas decidirem. Mesmo que eu acredite que sim. Trabalhar com o desenvolvimento pessoal é muitas vezes confundido com certezas absolutas, e verdades inquestionáveis, e isso não existe.  Acredito que todos temos um pouco de divino, mas não somos deuses. E fazer de deus é algo que me arrepia. Não somos ninguém para dizer o que é melhor para o outro. Não somos ninguém para escolher pelo outro, e muito menos para opinar sobre as suas escolhas e vontades. Somos seres livres, com poder de escolha! E é isso que é importante aprenderes. 

Cuida de ti e lembra-te de cuidar do outro! Cuida do outro e lembra-te de cuidar de ti!

Sempre com muito amor!

#fazdatuavidainspiração

✔️ FB 👉 https://www.facebook.com/martalealdesenvolvimentopessoal/

✔️ Site 👉 www.martaleal.pt

✔️Para marcação de consultas: Email 👉 martaleal@outlook.pt