Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Faz da tua vida a tua inspiração!

... Blogger, coach, palestrante, autora, contadora de histórias, formadora e uma apaixonada pela vida ...

Faz da tua vida a tua inspiração!

... Blogger, coach, palestrante, autora, contadora de histórias, formadora e uma apaixonada pela vida ...

Sobre o natal

02.12.19, Marta Leal

feet-932346_1920.jpg

 

Tenho inúmeras recordações das noites de natal em casa dos avós maternos. Recordo os cheiros, os sabores, o burburinho das conversas que se espalhavam pela casa, as brincadeiras com os primos e o modo como nos apertávamos para caber todos. Recordo o hábito que o avô tinha de abrir os presentes sozinho, a forma como o tio avô ia "penicando" no bolo rei, as histórias da tia avó, e as histórias que a avó contava ano após ano. Os tios e os primos que vinham de longe e a família que víamos de longe a longe. Recordo, também, as noites passadas por lá para que de manhã pudéssemos abrir os presentes que o menino jesus nos deixava. Os presentes eram abertos em cima da cama dos avós enquanto eles se deliciavam com a nossa felicidade. São essas memórias de uma infância mágica que contribuíram para ser como sou, e estar onde estou.

Como acontece com todas as famílias a minha também sofreu multiplicações, divisões e subtracções. Os que se multiplicaram, dividiram-se por outras casas enquanto que os que envelheceram foram partindo, e levando com eles uma saudade imensa.  Há muitos anos que não nos juntamos todos, e que a tradição deixou de ser o que era.

Há quem diga que estas datas perdem todo o interesse quando existem pessoas importante que já partiram. Eu prefiro honrar as memórias do que vivi, transformando-as em histórias que perpetuam aqueles que fazem parte de mim. Cá por casa optei por criarmos novos hábitos e, novos momentos. Recuso-me que a magia do natal se esbata naqueles que fui perdendo. Prefiro acreditar que nessa noite voltamos a estar todos juntos.

Cá por casa  já fizemos a árvore de natal e tirámos a tradicional foto. Estamos em momentos de somas, mas não vai faltar muito para que se multiplique, a divisão aconteça, e o ciclo continue de forma continua. 

#fazdatuavidainspiração

 

✔️ FB 👉 https://www.facebook.com/martalealdesenvolvimentopessoal/

✔️ Site 👉 www.martaleal.pt

✔️ Email 👉 martaleal@outlook.pt

2 comentários

Comentar post