Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

martaleal

... Blogger, coach, mentora, palestrante, autora, contadora de histórias, formadora e uma apaixonada pela vida ...

Só somos verdadeiramente completos quando aceitamos virtudes e defeitos

Marta Leal, 03.02.20

A crónica de quem pergunta.png

"Cara Marta, escrevo-lhe para dizer que me sinto covarde. Ando há tanto tempo para trabalhar consigo, mas tenho medo. Tenho medo de descobrir que afinal sou uma péssima pessoa!" Sandra.

Sandra, ainda esta semana ouvia as mesmas palavras de uma cliente. O medo de sabermos quem somos impede-nos, muitas vezes, de avançarmos. Temos medo. Temos medo de descobrir que afinal não somos quem pensámos ser, quem sonhámos ser, quem os outros querem que sejamos ou quem achamos que devemos ser. Mas se não descobrirmos, não será que vivemos uma mentira? Não será melhor saber quem é? Não será melhor conhecer a sua essência? 

De qualquer forma só lhe posso dizer que que somos todos humanos compostos de virtudes e de defeitos. E que só somos verdadeiramente completos quando aceitamos virtudes e defeitos. Contudo, para os aceitamos temos de nos conhecer. E isso é doloroso. Acredite que é  tão doloroso percebermos os nossos defeitos como percebermos as nossas virtudes. Já imaginou perceber que é uma pessoa com uma força enorme e nunca se ter atrevido a conquistar o que lhe faz sentido? Ou perceber que afinal tudo o que faz é para poder cobrar, mais tarde?

Respondo-lhe o mesmo que respondi a quem já me faz essa pergunta. A partir do momento em que se conhece,  só é importante que se aceite na totalidade e assuma a responsabilidade do caminho que fez até agora. Depois pense em quem pensava que era e aja de acordo com esse modelo. Se tem medo de descobrir que é uma péssima pessoa significa que, neste momento, pensa em si como sendo uma boa pessoa, certo?

 

Quanto a ti,  caro leitor@, lembra-te que o teu desafio e o teu exemplo podem ser o tema da próxima crónica, até porque as tuas experiências podem ser a motivação de outros.

Escreve-me e partilha a tua história que pode ser igual à história de tantos outros.

 #fazdatuavidainspiração

✔️ FB 👉 https://www.facebook.com/martalealdesenvolvimentopessoal/

✔️ Site 👉 www.martaleal.pt

✔️ Para marcação de consultas: Email 👉 martaleal@outlook.pt