Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Faz da tua vida a tua inspiração!

... Blogger, coach, palestrante, autora, contadora de histórias, formadora e uma apaixonada pela vida ...

Faz da tua vida a tua inspiração!

... Blogger, coach, palestrante, autora, contadora de histórias, formadora e uma apaixonada pela vida ...

Denegrir para brilhar

27.10.19, Marta Leal

ear-3971050__340.jpg

Falávamos do projeto dela quando as lágrimas saltaram e confessou que estava prestes a desistir. Estava prestes a desistir de um sonho porque alguém tinha denegrido o seu trabalho. Deixei que falasse, que deitasse tudo cá para fora. Faz tão bem quando nos permitimos largar todas as palavras que se colam ao peito e à mente. Quando se acalmou perguntei se lhe fazia sentido contar-me o que se tinha passado. Falou. Falou durante bastante tempo sobre uma colega de profissão que tinha decidido seguir o mesmo negócio que ela. Confessou a traição que sentiu quando soube, mas que compreendeu. E não só compreendeu  como quando não tinha agenda lhe mandava clientes. Há uns dias atrás alguém lhe disse que a colega falava mal do trabalho dela e dos produtos que usava. Desabou em lágrimas e aos poucos foi serenando.

 

- E aquilo que dizem é verdadeiro?

- Claro que não!

- E então? Vai permitir que alguém lhe acabe com o sonho ou vai continuar a ser quem é?

 

A sessão continuou na procura de soluções para seguir em frente. Depois de terminarmos a vitima tinha cedido o lugar à mulher decidida que eu sempre conheci, mas o tema deixou-me a pensar. Porque é que temos de denegrir o trabalho dos outros para fazermos brilhar o nosso? 

 

Quando estamos seguros naquilo que fazemos não precisamos de denegrir ninguém. Precisamos sim de procurar o nosso lugar, o nosso modelo de funcionamento, a nossa forma de estar, e dedicarmos-nos com amor ao que fazemos. Quem denigre move-se pelo medo da perda. Quem denigre situa-se na competição enquanto quem eleva se situa na cooperação. 

 

Escolhe elevar, e liberta a maledicência. Escolhe ser a melhor versão de ti! Antes de abrir a boca pensa: que repercussões aquilo que eu vou dizer vai ter nos outros e em mim. Sim. Porque aquilo que eu emito é aquilo que, mais tarde ou mais cedo vou colher. 

 

Até Já!

Marta Leal

 

✔️ FB 👉 https://www.facebook.com/martalealdesenvolvimentopessoal/

✔️ Site 👉 www.martaleal.pt

✔️ Email 👉 martaleal@outlook.pt

 

 

 

 

2 comentários

Comentar post