Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Faz da tua vida a tua inspiração!

... Blogger, coach, palestrante, autora, contadora de histórias, formadora e uma apaixonada pela vida ...

Faz da tua vida a tua inspiração!

... Blogger, coach, palestrante, autora, contadora de histórias, formadora e uma apaixonada pela vida ...

A capacidade de adaptação

05.07.21, Marta Leal

 

microphone-1209816_1920.jpg

 

“Não sei o que me aconteceu acho que me acomodei e me perdi de mim. Com o tempo fui aceitando o modo como vivia, os hábitos dos outros, os gostos dos outros e perdi-me de quem sou. Não entendia a minha frustração até ter dado comigo a pensar que o que eu gostava mesmo era de outra coisa, de outra vida … se calhar sou só eu …“

Não, não é só a Catarina que se sente assim. Talvez a Catarina tenha consciência disso e a maioria de nós não o tenha, mas a capacidade de adaptação que alguns de nós têm pode levar a isso. Se existem aqueles que não se adaptam e lutam contra tudo, também existem aqueles cuja capacidade de adaptação é tal que por uma questão de sobrevivência, mesmo que inconsciente, os leva a adaptar de uma forma extrema. São os tais que têm tudo para serem felizes, mas não se sentem felizes.

Não quero com isto dizer que a capacidade de adaptação não é uma característica positiva. Claro que sim. Aliás são os que melhor se adaptam às mudanças que melhor sobrevivem, mas levado a um extremo corremos um risco de sobreviver em vez de viver. Adaptarmo-nos não significa anularmo-nos ou mesmo colocarmos de lado aquilo que somos, defendemos, gostamos ou nos faz sentir bem. Adaptarmo-nos é ajustarmo-nos à realidade que temos em determinado momento, mas não nos esquecermos do que queremos e de quem somos.

Adapta-te, mas não te anules. Se te anulas e te perderes do que faz sentido a insatisfação aparece e traz com ela uma tristeza e uma frustração indescritíveis. Se existem coisas que precisam de equilíbrio a capacidade de adaptação é uma delas. Sabias que a nossa maior força está naquilo que temos de diferente? Sabias que só cumpres o teu processo de vida se fores tu em vez de seres aquilo que os outros pretendem que sejas?

Cuida de ti e lembra-te de cuidar do outro! Cuida do outro e lembra-te de cuidar de ti!

Sempre com muito amor!

#fazdatuavidainspiração

✔️ FB 👉 https://www.facebook.com/martalealdesenvolvimentopessoal/

✔️ Site 👉 www.martaleal.pt

✔️Email 👉 martaleal@outlook.pt