Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

martaleal

... Blogger, coach, mentora, palestrante, autora, contadora de histórias, formadora e uma apaixonada pela vida ...

2020 tem de ser recordado para sempre

Marta Leal, 26.10.20

hands-600497_1920.jpg

A dois meses do Natal tenho ouvido muitas pessoas a dizerem que querem que o ano passe rápido para se esquecerem que ele existiu. Eu penso exatamente o contrário. Se há coisa que não quero esquecer é este ano. Apesar de ter sido um ano de perdas sejam elas de pessoas, de liberdade, de abraços, de concretizações, também foi um ano de desacelerar, de muita reflexão, de escolha de caminhos, de quebra de paradigmas, de muita aprendizagem, e de alguns encontros que me fazem sorrir e me aquecem o coração.

Já por aqui escrevi que “não quero a minha antiga vida de volta”, e não quero porque para mim vai ser impossível viver da mesma forma perante todos os acontecimentos deste ano. É urgente valorizarmos o que tem estado ausente seja a espontaneidade de uma visita ou de um abraço, o embarque num avião, a conversa próxima ou mesmo juntarmo-nos sem nos termos de contar.

Que 2020 nunca seja esquecido pelos movimentos de solidariedade que se geraram, pelo amor que se sentiu no ar, pela certeza de que, desta vez, a ameaça é sobre todos seja da doença seja da falta de liberdade que ou nos impomos ou nos foi imposta. Que nunca se esqueçam os que partiram, os que acusam, os que na sua falta de empatia se transformaram em juízes da praça publica. Que nunca se esqueça o medo que se sente no ar, e que faz com que muitos estejam em estado de sobrevivência. Que nunca se esqueça o ano em que os nossos movimentos foram travados, a nossa boca tapada, os afetos sonegados, e o nosso coração se tornou mais inquieto. Que nunca se esqueça a incongruência da acção de quem nos governa. Que sejam para sempre recordados os que perderam tudo, e os que continuam a lutar para que isso não aconteça.

Continuo a acreditar num mundo melhor. Continuo a pensar que podemos fazer diferente não só por nós, mas principalmente pelos outros. Em vez de nos atacarmos é urgente compreendermo-nos, unirmo-nos e perceber que somos feitos das mesmas emoções, e que perante o mesmo acontecimento agimos de modo diferente. Respeita o outro no modelo do outro, e só então serás respeitado seja qual for o teu modelo.

Não! 2020 tem de ser recordado para sempre. Não como estandarte, mas como um ano de viragem onde ou aproveitamos a oportunidade de aprendizagem ou corremos o risco de voltarmos a viver na roda do rato indiferentes ao que nos rodeia.

Cuida de ti e lembra-te de cuidar do outro! Cuida do outro e lembra-te de cuidar de ti!

Sempre com muito amor!

#fazdatuavidainspiração

✔️ FB 👉 https://www.facebook.com/martalealdesenvolvimentopessoal/

✔️ Site 👉 www.martaleal.pt

✔️Para marcação de consultas: Email 👉 martaleal@outlook.pt

5 comentários

Comentar post